Boa noite!           Sábado 19/04/2014 22:04 Voltar ao inícioHome Mapa do siteMapa do Site
Esboço para ser ministrado de 30/09 a 31/10/2010

COMUNIDADE DA FÉ - Igreja em Células

2010
É POSSÍVEL!
Pode ser Feito!  Deve se Feito!  Vai ser Feito


Vencendo o desafio


     I Samuel 17:51 “Davi correu e se pôs em pé sobre o filisteu e tomou sua espada e tirou-a da bainha, e o matou, arrancando-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram que o seu gigante estava morto fugiram.”

     Quantos nesta célula se sentem desafiados? Glória a Deus!!!

     Amados irmãos, estamos lutando para vencer um grande desafio, que é atingirmos o alvo de 250 células e 2.500 discípulos. Para obtermos o sucesso e garantirmos a vitória precisamos unir nossas forças e acreditar que esse desafio não é nada para Deus.

     O versículo base desse esboço, começa relatando como Davi exterminou o gigante, mas se lermos todo o capítulo veremos que houve algumas atitudes que Davi tomou que o levou a derrubar o gigante.


     1. Davi ficou indignado.

     Veja I Samuel 17:26 parte c: “Pois quem é esse incircunciso filisteu, para zombar do exército do Deus Vivo?”

     Irmãos as palavras de Davi deixaram bem claro que ele estava indignado com aquela situação. Davi não estava aceitando o que estava vendo e ouvindo, ainda mais se tratando de um incircunciso filisteu.

     Às vezes, algumas situações se levantam contra você e contra a sua célula.Quando isso acontece como você reage?

     Fica quieto ou fica indignado?

     Irmãos! Temos que responder com autoridade contra qualquer afronta ou palavras contrárias, por que essa é voz do diabo tentando nos intimidar, e querendo nos fazer acreditar que é impossível, alcançar o milagre da cura, da conversão da nossa família, da multiplicação da nossa célula. Não de ouvidos a voz contrária, porque Deus já decretou que é POSSÍVEL.

     Uma coisa muito interessante que Davi declara neste mesmo versículo é a afirmação de que eles não eram qualquer um, mas sim “O Exército do Deus Vivo.”

     É meu irmão, você não é qualquer um e não pertence a um exército qualquer. Você é filho de Deus por meio do sangue de Jesus, e pertence a um exército cujo general não conhece derrota.

     Meu amado sua postura diante das circunstâncias tem que ser como a de Davi diante do gigante: INDIGNAÇÃO.

     A palavra de Deus diz em Romanos 8:37 “Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

     Não aceite nenhuma situação vencer você, levante-se desta posição e vá em frente, você já é mais que vencedor.

     No livro dos Juízes capítulo 6:11 encontramos um homem chamado Gideão que por sinal também estava indignado.

     “Então veio o Anjo do Senhor assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita, e Gideão seu filho estava malhando o trigo no lagar, para escondê-lo dos midianitas.”

     Gideão estava indignado com aquela situação, leia os versos seguintes e você vai perceber isso.

     Era tudo que o Senhor precisava para livrar Israel , alguém indignado, alguém determinado a não viver mais sofrendo aquela humilhação para comandar o exército de Israel.

     Quando Deus viu que havia uma indignação santa no coração de Gideão, Deus libera uma palavra: Juízes 6:14 “E o Senhor se voltou e disse: Vai nesta tua força, e livra Israel das mãos dos midianitas. Porventura não te enviei?”

     Irmãos, era um grande desafio vencer os midianitas, mas nada era impossível para Deus, e hoje não é diferente, há muitos desafios para vencermos, mas temos que acreditar que o nosso Deus é o Deus do impossível.

     No capítulo 7 (ler) você verá que grande vitória o Senhor deu a Israel diante daquele grande desafio.

     Assim como o Senhor estava com Gideão, Ele também está com você, a palavra de Deus para você diante deste desafio de conquistar sua família para Jesus, de liderar uma célula ou multiplicar sua célula é: “VAI NESTA TUA FORÇA HOMEM VALENTE.”


     2. Davi confiou no poder Deus

     I Samuel 17:45 “Davi porém disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

     Quando Davi ficou diante daquele gigante, ele não temeu, por que ele sabia que quem iria derrubar aquele gigante não era ele , mas sim o braço forte do Senhor.

     O gigante Golias era extremamente mas forte e mais alto que Davi, ele era um homem que tinha aproximadamente dois metros e noventa de altura, e além disso Golias era um soldado treinado na guerra e Davi era um simples pastor de ovelhas. Humanamente falando esse era um caso perdido, ninguém apostaria na vitória de Davi.

     Na verdade meus irmãos, Davi não estava olhando para o gigante com seus olhos carnais, mais sim com seus olhos espirituais.

     Quando olhamos com os olhos da fé para as situações que nos afligem e confiamos no poder de Deus, vemos nossos problemas no chão.

     Foi o que Davi fez, ele confiou no poder de Deus!

     O gigante Golias tentou intimidar Davi, veja I Samuel 17:43-44 “E o filisteu disse a Davi: Sou eu um cão, para que venhas a mim com um pau? E o filisteu amaldiçoou a Davi pelos seus deuses. E o filisteu disse a Davi: vem a mim para que eu dê tua carne às aves do céu e aos animais do campo.”

     Apesar de toda aquela pressão e medo que o gigante estava tentando colocar sobre Davi, não adiantou, porque Davi confiava no poder de Deus, e o que Davi via era aquele gigante falador morto. Veja I Samuel 17:46 “Hoje o Senhor te entregará na minha mão; eu te vencerei, e vou tirar sua cabeça, e hoje darei os cadáveres do arraial filisteu às aves do céu e às feras da terra, para que toda a terra fique sabendo que Israel tem um Deus.”

     Esta tem que ser tua visão meu irmão! Perceba o que Davi disse: “eu te vencerei”, você também deve dizer isso, você é mais que vencedor. Além disso Davi acrescentou: “Hoje darei os cadáveres do arraial dos filisteus as aves do céu”.

     Davi determinou que não somente venceria o gigante mas também todo exército inimigo.

     Amados irmãos quando nós determinamos em fé nossa vitória, ela pode ser maior do que imaginamos, determine sua vitória não somente sobre esse desafio mas também sobre aqueles que ainda estão por vir.

     A uma palavra de Deus liberada sobre nós em Romanos 8:31 “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós?”

     E não para por aí, veja I João 4:4 “Filhinhos, vós sois de Deus e vencestes, porque maior é aquele que está em vós, do que aquele que está no mundo.”

     Querido, determina em nome de Jesus, e confie no poder ilimitado do nosso Deus.

     E por falar em desafio, não poderíamos esquecer do rei Josafá que foi desafiado por três reis de uma só vez.

     Vamos ler II Crônicas capítulo 20:1-2: “E depois disto veio os filhos de Moabe, e os filhos de Amon, e com eles dos Meunitas, contra Josafá para guerra. E vieram mensageiros e disseram a Josafá: vem sobre ti grande multidão dalém do mar, da Síria, eis que estão em Hazazom-Tamar, que é em-Gedi.”

     Esse era um grande desafio, derrotar três reis acompanhados de três exércitos de uma só vez.

     Quem sabe responder como Josafá venceu esse grande desafio?

     A resposta é: Josafá foi aos pés do Senhor da batalha, o Senhor dos Senhores e confiou completamente na força do seu poder. Veja no verso 3 “Então temeu e pôs-se Josafá a buscar a Deus...”

     Aí está a nossa força, prostrados aos pés do Senhor, neste desafio que você está enfrentando confie Nele, Ele está contigo, Ele está com todos nós.


     3. Davi lembrou-se de ter vencido outros desafios

     Perguntas:

     Quantos grandes desafios você já enfrentou em que o Senhor te ajudou a vencer?

     Quantas vezes, aquilo que era impossível, Deus tornou possível diante dos teus olhos?
(comentar)

     É claro meu irmão! O Senhor já fez muitos milagres na sua vida, e você já venceu muitos desafios no passado. Lembrar de grandes desafios que foram vencidos, é bom para gerarmos fé e encararmos sem medo este que agora está diante de nós.

     Davi conhecia o poder de Deus em ocasiões passadas, ele sabia que Deus era capaz, por isso estava confiante. Veja I Samuel 17:34-36 “Então Davi disse a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas em casa de seu pai, e quando vinha um leão, ou um urso e tomava o cordeiro do rebanho, então eu corria atrás dele e batia nele e o arrancava de sua boca, se levantava contra mim, eu o segurava pela queixada, e batia nele e o matava. Teu servo vencia o leão ou o urso, também este incircunciso filisteu será a mesma coisa, por que desonrou o exército do Deus Vivo.”

     Davi estava dizendo: Eu já venci dois gigantes pelo poder de Deus, esse terceiro pode ser até maior, mas o destino dele será o mesmo porque o Senhor está comigo.

     Assim também é conosco meu irmão, temos que nos lembrar de como Deus nos deu grandes vitórias, e quantas vezes vencemos e superamos grandes desafios que estavam a nossa frente, e o que está diante de nós agora pode ser até maior, mas o nosso Deus é o mesmo, não existe desafio que Ele não possa vencer, seja pequeno ou grande, possível ou impossível, lembre-se que o nosso Deus é um Deus Onipotente.


     4. Davi não baixou a guarda

     Meus irmãos, muitas vezes nós cometemos um erro muito grave depois que Deus opera um milagre na célula ou na nossa família, que é baixar a guarda. Ficamos tão eufóricos e contentes e de fato devemos ficar, mas não podemos esquecer que o inimigo pode se levantar a qualquer momento.

     Veja qual foi à atitude de Davi depois que o gigante já estava no chão ferido pela pedra, I Samuel 17:51 “Davi correu e se pôs em pé sobre o filisteu e tomou sua espada e tirou-a da bainha, e o matou, arrancando-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram que seu gigante estava morto fugiram.”

     Nada é por acaso meu irmão, por que Davi quis se certificar que o gigante estava morto? Creio que não era apenas para se certificar da sua morte, mas também para cumprir a palavra que ele mesmo havia liberado no verso 46 “vou arrancar sua cabeça”, foi o que Davi disse e cumpriu.

     Davi poderia ter pensado “Eu já venci, o gigante está no chão, e não preciso fazer mais nada”, e de uma forma imprudente baixado a guarda. Mas ele foi até o fim, conforme a palavra que havia determinado em seu coração.

     Assim também devemos agir meus irmãos, estamos contentes por que o Senhor tem acrescentado vidas as nossas células, pelas conversões que temos testemunhado todos os domingos na igreja, pelos encontros que já aconteceram até aqui, pelos discipulados e batismos até esse mês, estamos comemorando sempre, mas não devemos baixar a guarda. O ano ainda não acabou, nosso desafio é: 250 células e 2.500 discípulos, creio que esse gigante já está no chão, mas não vamos guardar nossa espada, não vamos baixar a guarda, enquanto não cortarmos a cabeça desse gigante.

     Amada célula não baixem a guarda, continuem no mesmo ritmo, promovendo eventos ponte, enviando pessoas para o encontro, orando sem cessar, evangelizando os vizinhos, levantando novos líderes em treinamento e enviando para o CTL, enfim, contagiem uns aos outros com esse espírito de vencedor e estejam motivados porque no final nós iremos triunfar, vamos regozijar e teremos uma festa de multiplicação maravilhosa em nome de Jesus.


     5. Davi ignorou a palavra contrária

     I Samuel 17:33 “Mas Saul disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para lutar com ele, porque tu és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.”

     Quanta besteira Saul disse a Davi, se Davi tivesse recebido essas palavras com certeza ele não conseguiria vencer o gigante.

     Quantas vezes isso também acontece conosco ao longo do ano dentro do nosso ministério. A questão não é o que o diabo fala a questão e como nós reagimos as suas mentiras.

     Muitos aceitam palavras negativas e acabam desistindo.

     Em alguns casos o diabo usa a boca de pessoas para dizer que não vamos conseguir, que somos fracos, que devíamos procurar algo mas fácil para fazer.

     Ou em outros casos setas malignas e enganos entram em seu coração, e quando você percebe, você já está mal e entregando os pontos, desistindo no meio do caminho.

     Lembre-se assim como Davi você é um homem espiritual e vê as possibilidades em Deus, e não na fraqueza da carne.

     Vamos analisar o que Saul estava falando de uma forma mais profunda: “Davi você é muito fraco, você acha mesmo que você pode vencer um homem que é três vezes o seu tamanho, e 5 vezes o teu peso”? Ei Davi! Acorda pra vida, para de sonhar, qualquer um sabe que ele vai te partir ao meio, depois não diga que eu não avisei. Faz o seguinte desiste enquanto é tempo.

     Essa é a mensagem do diabo meu irmão! Ele quer que você seja incrédulo, carnal.

     Muitos começaram o ano, empolgados e confiantes, mas o diabo lançou alguns enganos tal como: Você não pode liderar porque você não sabe ministrar, sua célula não tem realidade para se multiplicar esse ano, se você começar ir muito para a igreja você não vai conseguir concluir seus estudos, etc...,enfim aquele que começou bem encarando os desafios deste ano, acaba se abatendo por causa das mentiras do diabo.

     Agora raciocina comigo meu irmão, Davi já havia visualizado que Golias era maior que ele e mais forte, e também que seu oponente era treinado na guerra, e que Golias tinha uma lança e uma espada, e ele um cajado e uma funda, Davi tinha consciência disso, era um grande desafio. Mas Saul tentou fazer com Davi, o que o diabo tenta fazer conosco, soprando em nossos ouvidos que é impossível alcançarmos tal façanha, é muito difícil, melhor desistir.

     Mas Davi respondeu como quem só ouve o que vem Deus, nos versos 34, 35 e 36 (ler). Ou seja Davi estava dizendo eu sei que como o Senhor me deu força para vencer o leão e o urso o Senhor me dará forças para derrubar esse gigante também.

     E com você não é diferente meu irmão, ouça a voz de Deus dizendo a você: “Vá em frente, Eu te ajudo a vencer esse desafio.”

      Atenção líderes:

     Em todas as reuniões falem sobre o alvo das 250 células e das 2.500 vidas para Jesus.

     Meus amados, nós somos uma família, e em uma família saudável todos tem a sua participação nos desafios e alvos que desejam alcançar.

     Pergunta: O que você tem feito? O quanto você tem se esforçado com tudo que você é, e com tudo que você tem, para atingirmos estas vidas para Jesus?

     Queridos, vamos alcançar nosso alvo, vamos vencer esse desafio. Contamos com todos vocês para essa grande conquista. Deus vos abençoe.

________________________________________________

AVISOS

24/10 – PARCEIROS DE ALIANÇA

29 a 31/10 – ENCONTRO DA REDE RESGATE

5 a 7/11 – ENCONTRO DA REDE JUMP

15/11 – FORMATURA DO CTL

19 a 21/11 – SEMINÁRIO DE VEREDAS

26 a 28/11 – JUMP ADVETURE